La Chance

      Nenhuma viagem é tão longa quando estamos acompanhados de crianças. Há quem diga o contrário. Para mim, não! Crianças me mostram o mundo, me devolvem o olhar… Olhar adormecido por buscas desnecessárias, viciado em conquistas, mirante de poder. A luta é grande para não deixar morrer o menino dentro da gente. No entanto, para quem tem a graça de ter uma criança por perto e decide se curvar para aprender, a luta muda de nome: vida! Viver é estar aberto para aprender. E a melhor coisa do aprendizado é quando ele nos devolve o simples.

      Éramos eu e meus filhos Clara e Arthur. A brincadeira era a seguinte: eu falava os países e eles falavam as capitais. Era a vez da Clara, 11 anos.

 

– Bolívia.

– Hum, não me lembro, pai. Dá uma dica…

– Começa com Lá…

– Lá?

 

      E depois de algumas poucas tentativas, pediu novamente:

 

– Pai, eu quero uma dica explicada.

– Tá bom. É o que todo ser humano busca. É tudo o que cada pessoa mais deseja…

     

Vocês já sabem o que ela me respondeu. Ela não me trouxe a Paz. Ela me trouxe o que mais preciso para chegar a Paz.

 

– O que todo ser humano precisa? La Chance! Respondeu cheia de certezas.  

 

      Depois de um súbito silêncio e algumas risadas, eu disse apenas que havia ficado feliz com a sensibilidade dela, que ela havia me tocado em sua resposta diante da dica que havia dado. Mas, a resposta certa era La Paz.

      Por um bom tempo continuei a viagem pensando em meus pacientes. O que cada ser humano mais precisa? Minha filha, de 11 anos, me entregava.

      La chance para se perdoar. É impossível um caminho de mal com você mesmo. Perdoe-se. Sua saúde agradecerá e seu Coração conhecerá a leveza que vem do entendimento e da reconciliação consigo mesmo.

      La chance para errar, para fazer loucuras, para sair de si mesmo de vez em quando, afinal, uma vida sem boas transgressões, enquadrada, é muito chata. Deus me distancie dos que se acham sem erros. São péssimos, porque julgam. Eu não quero gente assim comigo. Aceite seus erros como uma possibilidade para o crescimento.

      La chance para ser diferente, deixar as rugas serem o que são, o humor balançar, o sorriso fácil aparecer, a insegurança dar espaço para a coragem.

      La chance para mudar o que for necessário, seja seu estilo, seus gostos, a cor do seu cabelo, a profissão… Mudar seu destino!

      Tudo o que o ser humano mais precisa é ter uma chance. Uma chance para mostrar seu talento, sua angústia, seus sonhos… Uma chance para amar de verdade, sem medo, entregue ao que é. Sem tantos questionamentos. Uma chance de trabalho. De comer o que tem vontade. Uma chance para ser o que se é. As pessoas perderam sobre o que realmente são. Quando for possível à você, dê uma chance à pessoa que estiver ao seu lado de ser quem realmente ela é. Veja que coisa linda quando encontramos alguém que nos permite ser quem somos. Então, seja esta pessoa também para alguém.

      Tenho aprendido duas coisas importantes ao longo dessa vida de consultório: o quanto as pessoas são frágeis e ao mesmo tempo fortes para superarem o que for necessário; a outra, é o quanto somos todos iguais… O que nos torna diferentes são as máscaras que usamos e que não servem para nada. Mas, para detrás das máscaras, das máscaras do orgulho, da vaidade, somos iguais, cheios de medos, desejos, carências… Pequenas crianças!

      Então, é preciso realmente ser dar uma chance. Seja no que for, vai lá, vai flertar com a vida, faça, aceite que é você, recomece, sinta o gosto pelo fazer mais uma vez, declare seu amor, peça perdão, mande seus recados, não minta mais… Não fuja de quem você é. Dê uma chance para que a paz chegue até você, vai retirando do seu caminho todos os obstáculos que a impede de chegar até você, sobretudo o medo do que o outro pode pensar de você. Este outro que te julga queria ser você, acredite. Vai lá, deixa o vento beijar seu rosto, cabeça erguida, olhos no horizonte… E se cair, dê a você mesmo a bela chance de recomeçar, de ser diferente, de ser, simplesmente.

      No mais, é entre você e Deus. Ninguém mais. Dê também uma chance para que Ele faça o que precisa ser feito em sua vida, para que Ele te mostre o essencial, para que Ele te use como instrumento para o Caminho da Paz. A criança que está dentro de você, de mãos dadas à sua essência, agradece. Aí, esta viagem chamada Vida, para quem brinca, não será mais um peso ou um fardo… Que Deus te dê esta chance.

La Chance

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *